http://www.youtube.com/watch?v=CkaEk7knhsQ
Ontem, como habitualmente à hora do almoço estava a ver o 1º jornal na SIC e entre as chamadas dos assuntos principais ouvi: "Actriz brasileira insulta Portugal e os portugueses", na hora pensei... bom, será alguma peça de teatro em que alguém faz uma piada sobre portugueses?
Mas não! A matéria mostrava a linda Maitê Proença num vídeo caseiro, numa ronda vergonhosa por alguns pontos turísticos de Portugal, gozando e fazendo pouco do povo, da cultura e do património (património como se escreve no Brasil) e pior mostrou-se esse vídeo num programa de televisão brasileiro.
Sinceramente fiquei chocada, envergonhada e revoltada!
Sou brasileira e tenho imenso orgulho da minha nacionalidade. Vivo em Portugal há quase 9 anos e faço questão de defender a minha nação e os meus compatriotas quando escuto algum comentário depreciativo, semana passada mesmo, num jantar em casa de amigos, tive uma discussão acessa por causa de um comentário que me pareceu algo preconceituoso em relação à qualidade dos imigrantes brasileiros que vêm para Portugal.
Ora, então nunca poderia ficar indiferente com o que fez a linda Maitê que até agora contava com a minha admiração pelo seu trabalho com atriz e escritora, considero de péssimo gosto (ao que ela agora chama de "brincadeira"), completamente anti-ético, anti-profissional, anti-tudo o que seja bom!
Confesso que antes conhecer a realidade portuguesa, também tinha uma visão deturpada deste País e de sua gente, isso por causa do que é veiculado nos meios de comunicação social (como o feito por Maitê Proença e que foi ao ar no GNT). Os brasileiros acabam por ficar com a ideia errada de que as mulheres tem bigode e que os homens são toscos.
As anedotas sobre portugueses presentes nas rodas de conversas dos brasileiros, em sua maioria foram criadas pelos próprios portugueses e dizem respeito ao povo do Alentejo, que assim como o mineiro do interior (por exemplo), tem uma maneira de falar e de agir "engraçados" que dão margem a formulação de brincadeiras e anedotas... que maneira alguma representam o carácter da nação PORTUGUESA, que é como todas as nações um aglomerado de pessoas com personalidade e nível sócio-económico diferentes.
Por exemplo, a mulher portuguesa em geral, tem um forma de vestir extremamente elegante e sofisticada que contrasta com as imagens que vemos no Brasil com as mulheres portuguesas sempre com os trajes típicos dos Ranchos Folclóricos.
As características individuais e mesmo as comuns às pessoas de uma mesma nacionalidades tem que ser respeitadas (que maçador seria se fôssemos todos iguais!) e foi absolutamente ridículo o que fez a Maitê Proença, sobretudo porque demonstrou uma falsidade gritante, ou não seria a mesma pessoa que costuma derreter-se em elogios sobre Portugal nas entrevistas aos canais portugueses.
Fiquei triste com a repercussão do assunto nos blogues onde pude ler os comentários ofendidos e revoltados da malta que com razão não têm sido delicados...
Junto-me a eles em solidariedade e apenas acho justo que não generalizem porque existem brasileiros que aqui vivem, trabalham e pagam todos os impostos contribuindo para o crescimento desta pátria com mão-de-obra qualificada, com vontade e empenho.
Brasileiros que são gratos a Portugal pela hospitalidade e acolhimento, que reconhecem este belo país como um país rico em história, cultura e de uma beleza invulgar e de mulheres e homens de grande valor!
Viva PORTUGAL! Viva o BRASIL! Abaixo Maitê Proença!
O pedido de desculpas que para mim não cola!
http://www.youtube.com/watch?v=l5laQamJIQo