Sorriso Mágico

Sempre escrevi muito... nos cadernos, escrever num blog é novidade, foi por livre e espontânea "pressão" de pessoas que eu tenho que manter próximas mesmo estando longe... Será uma experiência interessante, talvez faça mais amigos, talvez aprenda mais através de outros pontos de vista. Seria bom. Provavelmente meu lado mãe vai querer falar quase sempre, mas também vou falar de trabalho, lazer e tudo que vier a cabeça (ou quase tudo). Todos são bem-vindos? desde que saibam a senha! rsrs

28 agosto 2006

O BRASIL é MARAVILHOSO e ponto final!

Hoje ouvi (e não foi a primeira vez) um comentário depreciativo sobre o país de minha nacionalidade, o "gajo" disse que não iria ao Brasil porque é um país violento.
Sei que não se deve dar demasiada importância a comentários feitos em mesas de café, porque na maioria das vezes as palavras são ditas sem o suficiente conhecimento de causa.
No entanto resolvi postar este desabafo...
Quem estuda um pouquinho sabe que o Brasil é um país riquíssimo em todos os sentidos, possui um património cultural, histórico e natural que desperta a admiração e o fascínio de pessoas no mundo inteiro.
É um país super avançado em termos tecnológicos possuindo em suas grandes capitais, recursos moderníssimos em todas as áreas da ciência.
Sabemos também que o grande problema do Brasil está na péssima distribuição da renda, estando a riqueza concentrada nas mãos de uma minoria privilegiada. O que não acontece apenas lá concordam???
A generalização da pobreza provoca a violência e muitos outros problemas sociais no Brasil e no mundo.
Um turista recebe sempre recomendações para agir de forma a garantir a sua máxima segurança, estando ele indo para Fortaleza ou Paris.
Quem de nós se sentiria à vontade para andar em plena Lisboa ostentando jóias e dinheiro? Infelizmente a violência é um mal das grandes cidades.
Eu fui criada numa pequena cidade onde até hoje podemos dormir com as portas e janelas abertas, uma cidade brasileira como muitas outras onde a violência ainda não chegou mas poderá chegar, de braços dados com o progresso...
Sou brasileira e tenho muito orgulho pois pertenço a uma nação com qualidades únicas, uma beleza extraordinária e uma fé inabalável de que tudo vai melhorar.
Espero que o meu JP que é metade brasileiro metade português tenha orgulho de sua dupla nacionalidade e saiba amar e valorizar as características particulares destes dois países maravilhosos.
Espero também que ele aprenda a respeitar as demais culturas existentes pelo mundo, reconhecendo que as diferenças não significam inferioridade ou superioridade, são apenas diferenças... que seja inteligente e evite ao máximo o preconceito, pois o pré-conceito é um claro sinal de ignorância.
Ser patriota! Ser patriota não é fechar os olhos aos problemas, é antes, sentir dentro de si a responsabilidade pela mudança e participar para que ela aconteça.
Ufa!!!! Falei...agora vou dormir... em paz!

8 Comentários:

Às 13:48 , Anonymous Anónimo disse...

Tás mesmo chateada, mas tens toda a razão, sou portuguesa e já fui várias vezes ao Brasil e adoro!!! Parabéns!!!
Cristina Félix

 
Às 15:16 , Anonymous Anónimo disse...

Tina, vc está certissima em tudo que falou.
O tal "gajo" deve ter falado isso pq recentemente aconteceu um episodio no Rio de Janeiro envolvendo um rapaz Portugues e deve ter repercutido ai.
Um dia isso vai mudar...
Bjinhos Paula

 
Às 17:41 , Blogger Valentina disse...

Pois é Paula, falou-se muito por aqui do incidente com o rapaz português, realmente é horrível e quando isso acontece a tendência é generalizar,né? No fundo foi só um desabafo...

 
Às 11:30 , Blogger keridalindinha disse...

Olá linda, fiquei com água na boca! Quero conhecer o Brasil.
Olha vamos começar a preparar as coisas para o encontro de Setembro?
Beijinhos

 
Às 23:09 , Blogger Susy disse...

Temos que respeitar opiniões e de facto as ultimas noticias proporcionam comentários como esse que ouviste, mas averdade é que concordo com o que postas-te. Se bem que temos noção que a violência em algumas cidades do Brasil é relamente superior ao que existe por exemplo em Portugal e nem todos nos sentimos preparados para encarar determinadas situações.
Beijinhos pricipalmente para o Jp

 
Às 21:18 , Blogger Valentina disse...

Tem razão mamã, também fico super-chateada quando acontece alguma coisa má lá no Brasil, pois sei que isso denigre a imagem de um país tão belo.
Obrigado pelo apoio e volte sempre, muuitos beijinhos!!!

 
Às 15:01 , Blogger keridalindinha disse...

olá onde estás? Já no Brasil? Dá 1 sinal.
beijocas.

 
Às 09:04 , Blogger Fátima disse...

Ainda estás no Brasil?

Ai que inveja!

Beijinhos

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial